Homem de Deus

__________________________________________________________________________ Você respeita autoridades?                                                    |Comportamento do Homem De Deus.|

Lembre que hierarquia é um quesito básico para qualquer cidadão



Andar na mesma direção e em harmonia com um grupo é fundamental para o êxito coletivo. Questões como a pontualidade, assiduidade, honestidade e lealdade são tópicos para convívio diário de qualquer pessoa que faça parte de uma sociedade.

Respeitar a hierarquia é uma conseqüência natural de um aprendizado que começa em casa e se estende à escola, ao trabalho, etc. A verdade é que em todo lugar aonde se vá, lá estará uma autoridade.

Pessoas que não respeitam leis ou regras nunca crescem e jamais serão respeitadas dentro do ambiente que freqüentam. O não reconhecimento de autoridade revela uma fraqueza de caráter em que a soberba gera reações agressivas dentro do próprio indivíduo.

Essas pessoas, normalmente, criam as suas próprias leis e limites. Qualquer ordem passa a ser uma afronta ameaçando a sua “liberdade”. No fundo, são escravos de suas próprias leis.

Ninguém pode chegar a um cargo de liderança se não sabe respeitar e reconhecer quem está acima, O reconhecimento da hierarquia é a base de vida para qualquer pessoa que queira crescer em qualquer área de sua vida.

Sem respeito e hierarquia, não há educação nem cidadão fortalecido.
________________________________________________________________________
Humildade

Aprenda a desejá-la!

Muitas pessoas não entendem o que é, de fato, ser humilde, associando esse comportamento à passividade, que, por sua vez, é constantemente ligada à baixa-estima e à autocondenação.

O entendimento errado do que é ser humilde leva inúmeras pessoas a acreditarem que são incapazes. A verdadeira humildade compreende respeito e consciência de que existe uma verdade absoluta e perspectivas maiores que precisam ser consideradas.

Quem tem a qualidade de ser humilde não é fraco nem passivo, mas confiante. Compreende os seus limites vencendo os obstáculos através da fé, pois somente assim entende quem pode ser, sem se cobrar se é pior ou melhor que o outro, e jamais subestimar a sua própria capacidade ou a de qualquer outra pessoa.

Se uma pessoa se julga forte ou capaz de realizar algo, faz bem pensar que pode ser útil e importante com sua capacidade de servir. Enganam-se aqueles que pensam que ao se diminuírem agradam o coração de Deus. A auto-estima precisa estar fortalecida para que, no dia da tribulação, a pessoa saiba que pode lutar e vencer todas as coisas, acreditando na providência de Deus.

É preciso ser humilde para aprender a escutar, pois até mesmo uma criança com toda a sua inexperiência de vida é capaz de ensinar coisas maravilhosas para os adultos. Reconhecer falhas também é um passo importante para o crescimento espiritual e emocional.

Não existe um ser humano que retenha toda a sabedoria. Uma pessoa que se julga verdadeiramente humilde precisa estar sempre aberta a adquirir conhecimento, sem discriminação de cultura ou grau de instrução. Reconhece que uma informação importante que lhe acrescenta conhecimento pode vir até de uma criança de colo, com um simples gesticular

_______________________________________________________________________

Quer entender o que Deus fala com você?
Aprenda a estabelecer um canal direto com Ele




Muitas pessoas não entendem o que Deus quer lhe falar. Mas será que Deus usa uma linguagem tão difícil para se comunicar com o homem? Porque, muitas vezes, o ser humano passa por lutas e não consegue entender o que Deus está lhe falando.

Bom, embora muitos cristãos achem que a oração é um monólogo, Deus ama dialogar com o homem e se empenha para isso. O que acontece é que alguns quesitos básicos precisam ser entendidos dentro de um diálogo com Deus.

Em primeiro lugar, é de suma importância que o homem entenda que um diálogo compreende uma conversa entre duas pessoas. Quando uma fala a outra precisa escutar. É necessário respeitar o momento em que o outro se pronuncia. Com Deus não é diferente.

Na verdade, às vezes o homem ora pedindo uma solução ou uma orientação de Deus, mas não lhe dá oportunidade de resposta. Deus fala através de sua palavra, que é a Bíblia Sagrada, mas isso não impede que fale também de outras inúmeras formas.

No livro de Jô 33:14 está escrito que Deus fala com o homem de várias maneiras, mas ele não lhe dá atenção. “...Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso.”

Na Bíblia há registro de Deus falando com o homem das mais diversas formas. Uma delas, porém, consegue chamar bastante a atenção do homem até hoje. Trata-se de quando Deus usou a boca de uma jumenta para falar a seu servo. Deus queria livrar Balaão do perigo e fez com que a jumenta que montava não fosse pelo caminho que ele queria ir. "Então o Senhor faz falar a jumenta, a qual disse a Balaão: ‘Que fiz eu, que me espancaste já três vezes?’” O relato se encontra registrado no livro de Números 22:28.
Deus usa circunstâncias diárias, seja um atraso ao trabalho, um pneu que fura no meio do caminho, algo que ficou em casa e obriga o retorno ao lar para pegar um objeto qualquer, um telefonema aparentemente sem sentido de última hora, que lhe seguram em casa para livrá-lo de um acidente ou algo ruim. Geralmente a pessoa nem se dá conta do livramento que teve, mas uma coisa é certa: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Na maioria das vezes, a resposta está diante da pessoa, mas ela não consegue enxergar. Além da Palavra, Deus fala em sonhos, através de pessoas, de fatos e até da dor quando o homem se afasta da sua presença.

“Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo.” (Provérbios 20:30) Quando o homem se afasta do amor de Deus, Ele permite a dor para que esse homem retorne para seus braços.

Para os que acham que a Bíblia foi escrita somente para o povo do passado, aí vai uma grande revelação encontrada no livro de 1Timóteo 3: 16-17. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Todas as respostas que o homem precisa se encontram na Bíblia, ainda que ele não tenha consciência disso. A Bíblia é o mapa do tesouro que não está escondido.

No livro de 1 Tessalonicenses 2:13 está escrito que quando uma pessoa recebe a Palavra de Deus, crendo que essa Palavra não vem de homem, mas vem de Deus, essa palavra vai operar em sua vida com eficácia. Ou seja, as bênçãos e promessas se cumprem naquele que crê na Bíblia, pois ela é a própria boca de Deus na Terra.

Deus fala de várias formas, mas é preciso estar atento para ouvir a Sua voz.

É como passar por um portão, mas antes de ele ter que atravessar um matagal alto com o terreno cheio de lama e lixo. Ora, se o terreno fosse plano, capinado e seco, o portão seria visto com facilidade, certo? Assim é a nossa comunicação com Deus. O terreno é o coração do homem. Se alguém se esforça para andar em santidade, com um caráter íntegro, fugindo das tentações desse mundo, procurando ler na Palavra de Deus o que O agrada, certamente não terá dificuldade em identificar e entender a Palavra de Deus.

____________________________________________________________________________________


Paro, espero ou prossigo?
Aprenda a entender os sinais de Deus



Existem momentos em que o homem se sente perdido quanto às respostas de Deus para a sua vida. Mas, como Deus não é Deus de confusão, basta aprender a escutá-lo.

Esperar talvez seja a prova mais difícil da vida cristã, especialmente quando a pessoa enfrenta lutas. Acontece, porém, que a espera faz parte da história de vida de qualquer ser humano. Muitos esperam por um matrimônio, outros por um futuro financeiro promissor, outros pela casa própria, outros pelo amadurecimento de um filho, outros pela entrada na universidade, enfim, a espera nunca parece ser uma coisa muito agradável. A verdade é que o próprio Deus por muitas vezes diz “espere”, para ensinar o homem a vencer a ansiedade.

Quando um cristão está passando por um deserto e não recebe logo uma resposta, automaticamente pensa que está errado com Deus. Pressupõe que se estivesse tudo certinho, os desejos do seu coração seriam satisfeitos.

O que muitos esquecem é que Deus é Pai, e um pai precisa ensinar o filho a viver. É isso que Deus faz. As pessoas relacionam o tempo de espera com a incapacidade de trabalhar problemas e franquezas. Isso é um erro, pois Deus jamais abandona os seus filhos.

A Bíblia estabelece relação entre espera e graça. Observe que Abraão esperou para ser o Pai das Nações, Noé esperou cair chuva do céu e depois cessar, Moisés esperou 40 anos para levar o povo para a terra prometida, Jacó esperou 14 anos trabalhando para casar com sua amada Raquel. O próprio Jesus ordenou que os discípulos não se ausentassem de Jerusalém até que a promessa do Pai se cumprisse.

Às vezes é muito difícil para o homem entender que, quando pede auxílio, Deus já está respondendo. Ele nos força a esperar para edificar o nosso espírito. Essa edificação é que faz o ser humano crescer no mundo espiritual.

A frustração de uma espera pode parecer infinita, mas uma coisa é certa: Deus responde. O cristão muitas vezes não consegue perceber o objetivo de Deus para alcançar um alvo mais alto. O que as pessoas que esperam algo em Deus precisam entender é que o Senhor tem total interesse e se empenha para ajudar seus filhos nas tribulações e provações.

O Pai é sensível aos sentimentos de seus filhos e, seja qual for o modo que esteja usando para alcançar Seus objetivos, os resultados sempre serão benéficos. O objetivo de toda essa espera é para que você, após ser provado e aprovado com a vitória na mão, seja um exemplo da Glória de Deus aqui na Terra.

___________________________________________________________________________________

Autodisciplina
O segredo do sucesso em todas as áreas da vida.


Uma das qualidades mais admiráveis no ser humano é a autodisciplina. Governar a própria vontade pode até parecer algo fácil, mas não é. Aquele que consegue dominar o seu eu e dizer “NÃO” a si mesmo, já é um vencedor.

Muitas pessoas dentro das igrejas são levadas pela fé a sonhar. Elas saem do templo, infladas de esperança e da certeza de que irão conquistar o que querem. No primeiro obstáculo, porém, várias desistem. A falta de autodisciplina pode atrapalhar a vida de um indivíduo por toda a vida. È preciso aprender desde cedo a dizer “não” para aquilo que parece ser bom, mas não é.

Na adolescência, a autodisciplina é de extrema importância já que a fase é marcada pela impulsividade. Dizer “não” à partida de futebol com os amigos ou deixar de pegar onda em um dia de sol para estudar para uma prova de história, por exemplo, não são tarefas das mais agradáveis. Mas se há autodisciplina, a perspectiva de vitória não é certa, é certíssima.
É claro que não se aprende da noite para o dia, mas a notícia boa é que, a qualquer momento que se queira, pode-se iniciar o exercício da autodisciplina.

É preciso ter horário para comer, tomar banho, estudar, trabalhar, namorar, cuidar da família, descansar, se divertir, enfim, quando a autodisciplina é um referencial na vida de uma pessoa, certamente ela não vive reclamando pelos cantos.

Deus se alegra com todos aqueles que se esforçam em fazer o melhor. Isso vale para todas as áreas da vida de uma pessoa.

A autodisciplina concede ao homem dominar o seu estado de espírito. Ele vive segundo seus compromissos e não segundo suas emoções. “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.” (Provérbios 25.28)

Primeiro é preciso pensar no que se vai falar e, depois sim, abrir a boca. “Quem guarda a sua boca guarda a sua vida.” (Provérbios 13.3) Frear as emoções evita muitos imprevistos indesejáveis. Somente a sabedoria gera autocontrole. “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.” (Provérbios 19.11)

Quando uma pessoa não consegue ser proativa, certamente decidirão por ela. Seu tempo precisa ser bem aproveitado. “Vivam com o devido senso de responsabilidade… fazendo o melhor uso do seu tempo.” (Efésios 6.15-16).

Uma área em que muitas pessoas se perdem é a financeira. A má administração do dinheiro pode ser fatal em alguns casos específicos. Viver com menos do que se ganha é a base de qualquer estrutura familiar. É bom lembrar que Deus espera que o homem domine o dinheiro, não vice-versa. É o homem que decide onde e quanto vai investir. “O homem prudente poupa para o futuro, mas o tolo gasta tudo quanto ganha.” (Provérbios 21.20)

A disciplina que o homem estabelece hoje para a sua vida, vai determinar o grau do sucesso que terá amanhã. Para os que querem abraçar a autodisciplina, é bom saber que a força de vontade é o elemento número 1, para que o autocontrole aconteça.